Nesta etapa a escola oferece aos alunos ambientes preparados, que proporcionam excelentes oportunidades de interação no grupo, além de rica experiência com material concreto. Aqui são lançadas as sementes para a formação cidadã, por meio da socialização e o desenvolvimento das potencialidades de cada criança, que experimenta a livre escolha, pela construção da autonomia.
Nesta etapa a escola oferece aos alunos ambientes preparados, que proporcionam excelentes oportunidades de interação no grupo, além de rica experiência com material concreto. Aqui são lançadas as sementes para a formação cidadã, por meio da socialização e o desenvolvimento das potencialidades de cada criança, que experimenta a livre escolha, pela construção da autonomia.
A neurociência destaca que as crianças aprendem melhor quando interagem em diferentes idades, entre si, como afirma Maria Montessori, mestra inspiradora, que criou o Sistema Montessori, que adotamos. Nas salas Agrupadas, com base na observação da nossa equipe, podemos agrupar crianças a partir de *1 ano e 6 meses até 3 anos, considerando sua autonomia e desenvolvimento, respaldados também por Piaget e Vygotsky, renomados cientistas da educação.
O Método Montessori é único com um currículo estruturado para esta fase. Ele está distribuído em áreas de desenvolvimento: Linguagem, Vida Prática, Desenvolvimento Sensorial, da Mente Matemática, Educação Cósmica (Ciências, História e Geografia), Psicomotricidade/Recreação, Música, Inglês (RES.n.84/CEE/MA), além de Inteligência Socioemocional e Temas Culturais. A abrangência montessoriana é plenamente contemplada na BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
Agrupada I*- até 3 anos incompletos. Em dois níveis, I e II. (Antigo Maternal)
Agrupada II – 3 anos completos até 31/03(do ano da matrícula).
Agrupada III – 4 anos completos até 31/03(do ano da matrícula).
Agrupada IV – 5 anos completos até 31/03(do ano da matrícula). Data de corte (31/03) é determinada pelo CNE – Conselho Nacional de Educação.
7h30 as 11h30
13h30 as 17h30
A avaliação nessa etapa é processual, sem caráter de promoção, e visa acompanhar o processo de aprendizagem, possibilitando à professora adequar atividades no ambiente preparado, para melhor estimular as potencialidades dos alunos. Bimestralmente, os pais recebem um relatório com registro das observações.
O ingresso na escola é, para a criança, uma experiência nova, que, naturalmente, envolve ansiedade, curiosidade, e em alguns casos, até medo. Para lidar com estes sentimentos, os pequeninos observam tudo e precisam sentir que seus pais e responsáveis estão seguros na tomada de decisão ao matricular na escola.
Para possibilitar à criança um tempo para conhecer o novo ambiente que lhe é apresentado e sentir-se segura nele, recomendamos que se faça acompanhar de um dos pais ou de alguém do seu convívio familiar durante o período de adaptação, assim a separação será tranquila.
Adotamos um horário mais flexível na primeira semana de aula, e, ao longo dos dias, o horário de saída pode variar até chegar no programado para o ano letivo. A Coordenação e as professoras orientarão os pais sobre os procedimentos corretos para que o processo de adaptação aconteça da melhor forma possível.
Diretora Pedagógica
Coordenadora Pedagógica
Coordenadora Pedagógica
© 2023 UpaonAçu. Todos os direitos reservados.